Quais as principais tendências no cenário econômico?
O time de especialistas em investimentos do Sicredi está sempre buscando informações relevantes para manter garantir que os associados façam investimentos alinhados as necessidades. Recentemente, dois eventos foram realizados reunindo líderes, investidores e personalidades para discutir os rumos da economia e da inovação: o ANBIMA Summit e o Expert XP, e reunimos aqui as principais tendências para o futuro.
Sustentabilidade como Pilar Econômico
Com a participação do ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, o papel do Brasil na transição energética e a capacidade para liderar na economia verde foi destaque no painel da Expert XP, conforme explica o analista de investimentos do Sicredi, Ian Ottani. “O Brasil foi amplamente destacado como peça-chave nesse processo, graças à sua biodiversidade, matriz energética limpa, abundância de recursos naturais e crescente engajamento empresarial. Sendo que setores como o de aço e cimento, com baixo impacto ambiental foram apontados como estratégicos, mas com uma ideia central clara: investir em soluções climáticas não é apenas uma questão ética, mas também uma oportunidade de alta rentabilidade”, ressalta.
Educação Financeira
No ANBIMA Summit, o presidente da entidade, Carlos André, reforçou a importância de cada vez mais trazer o tema Educação Financeira como pauta, tendo em vista o impacto crescente de desinformações e o mercado de jogos de azar, garantindo o compartilhamento de conteúdos de qualidade. “A educação financeira é um pilar de democratização do mercado de capitais e, por isso, o Sicredi, alinhado a este compromisso, desempenha inúmeras ações de orientação sobre uso dos recursos e qualificações dos profissionais para melhoria em gestão e eficiência”, destaca a analista de investimentos da Sicredi Conexão, Letícia Pacheco.
Financiamento do agro
O crescimento do crédito privado no Brasil e no mundo foi amplamente discutido durante a ANBIMA Summit. “Títulos como CRA, Letra do Crédito do Agronegócio (LCA) e FIAGRO foram apontados como instrumentos fundamentais para financiar o agronegócio brasileiro e o Sicredi, como o segundo maior agente repassador de recursos ao agro no país tem um papel de muita relevância neste cenário, para levar as principais alterações aos associados.”, pontua Fernando Lemos, analista de investimentos da Sicredi Conexão.
Perspectivas para inflação e juros
A inflação, a taxa básica de juros, e uma possível mudança na ordem econômica global também estiveram em pauta durante o Expert XP. “O cenário aponta para uma possível redistribuição de forças econômicas, com novas potências emergindo e oportunidades surgindo em diferentes regiões. E no Brasil, a política monetária isolada tem alcance limitado, entretanto, reformas estruturais são essenciais para reequilibrar o arcabouço macroeconômico.”, conclui o gerente de captação e investimentos da Cooperativa, Daniel Barbieri.
Gostou desse conteúdo?
No nosso canal no WhatsApp, Conexão Econômica, tem muito mais! Clique aqui e receba análises, podcasts e informações sobre o mercado financeiro para você investir com consciência e segurança.